14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes

--14 de Novembro – Dia Mundial do Diabetes

Hoje o diabetes acomete cerca de 12 milhões de brasileiros, sendo que cerca de 3 milhões destes casos não estão diagnosticados. Este dado por si só já seria suficientemente preocupante sem conisderar o fato que, entre as mortes relacionadas à doença, cerca de 40% ocorrem antes dos 60 anos e que, dada a velocidade de crescimento da doença no mundo e no Brasil, estima-se um crescimento de 55% na prevalência da doença nos próximos 20 anos.

Este crescimento gigantesco da doença no Brasil e no mundo estão associados a diversos fatores, mas, talvez o mais importante, seja a epidemia de obesidade relacionada a piora de nossos hábitos alimentares com consumo de alimentos ricos em energia, como bebidas adoçadas e fast food. O sedentarismo crescente no mundo também contribui para o aparecimento de diabetes. Estima-se que uma hora em frente a televisão diariamente possa contribuir para o aumento de um quilo por ano.

O envelhecimento da população, com o aumento da expectativa de vida e queda na taxa de natalidade, também está relacionado ao aumento da prevalência da doença, uma vez que é mais comum em adultos acima dos 40 anos de idade.

Muito se pesquisa hoje sobre prevenção de diabetes. Já sabe-se por exemplo que a prática de atividade física regular, independente da perda de peso, pode evitar o aparecimento da doença em até 30% em pessoas de alto risco. Alguns hábitos também podem diminuir o risco de aparecimento da doença como reduzir consumo de bebidas adoçadas e aumentar o consumo de fibras.

Pequenas reduções de peso também podem ter grande impato no risco da doença, em pessoas obesas, reduções pequenas como 4 kg já podem reduzir riscos.

Quando  a doença já está instalada, a melhora do controle e do risco de complicações também passa por melhora dos hábitos de vida (alimentação e atividade física) e controle do peso. Dentro da alimentação devemos controlar a quantidade de carboidratos consumidos a cada refeição (arroz, batatas, pães, biscoitos) e consumir fibras não esquecendo da importância das gorduras insaturadas e proteinas para melhor balanceamento nutricional. O uso correto de medicações específicas orientadas pelo médico também é muito importante. Tratando o diabetes corretamente podemos prevenir as complicações que a doença pode ocasionar, como problemas renais, cardíacos, neurológicos ou visuais.

Muitos estudos no desenvolvimento de novas classes de drogas e melhora das classes já existentes tem sido feitas nos últimos anos e grande avanços ocorreram principalmente nos últimos 10 anos no tratamento da doença.

Melhores medicações orais com diversos mecanismos de ação diferentes, controlando desde a secreção de insulina, sensibilidade dos órgãos à insulina e recentemente também com capacidade de aumentar a eliminação de glicose na urina tem sido usadas no controle da doença com grande sucesso. Também atualmente, um maior conhecimento sobre o controle da obesidade, tem auxiliado na melhora do diabetes. Ainda, nos últimos anos, tem se desenvolvido, e já estão disponíveis, novas formas de insulina que causam menos risco de ganho de peso e hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue).

Juntos podemos prevenir e controlar melhor o diabetes, trazendo um futuro melhor para todos nós. Conhecimento é poder, conhecimento sobre saúde é qualidade de vida. Pense nisso. Viva melhor.

By | 2018-03-12T22:49:11+00:00 14 de novembro de 2015|Categories: Diabetes|2 Comments

2 Comentários

  1. Evandro novembro 14, 2015 at 10:30 pm - Reply

    Dr. Leonardo
    Boa iniciativa a sua.
    Evandro

  2. Jacilda Mendes novembro 15, 2015 at 7:34 pm - Reply

    Adorei suas informações e vou olhar todo dia pra gravar.
    Meu médico querido do coração .
    Quero ser informada de todas as suas publicações.
    São excelentes.
    Beijos no coração!

Deixe Seu Comentário