O Sal Pode Aumentar o Risco de Diabetes?

-, Vida Saudável-O Sal Pode Aumentar o Risco de Diabetes?

Uma conferência ocorrida no último Encontro da Associação Européia para o Estudo do Diabetes (EASD), ocorrida em Lisboa no início de setembro mostrou resultado de estudo ainda não publicado sobre a associação entre o consumo de sal e risco de desenvolvimento de Diabetes.

Já há inúmeras evidências em estudos anteriores da relação do consumo excessivo de sódio e complicações, como aumento do risco de doença renal do diabetes e doenças cardiovasculares em diabéticos, porém este é o primeiro estudo a demostrar uma associação entre o consumo de sódio e o risco de desenvolver diabetes. O mais interessante é que este risco foi aumentado para desenvolvimento não só de diabetes tipo 2, por um aumento da resistência à ação da insulina (que é o hormônio que controla a glicose no sangue), mas também de um outro tipo de diabetes mais incomum, causado por uma reação de auto-imunidade (quando seu corpo gera defesas contra você mesmo), chamado LADA (diabetes auto-imune latente do adulto – Latent Auto-imune Diabetes in Adults).

Neste tipo de diabetes a dificuldade de controle da glicose se dá por uma perda progressiva das células que produzem insulina, gerando deficiência deste hormônio. Muitas vezes nas pessoas com diabetes LADA a queda da produção de insulina é lenta por isso pode responder por algum tempo às medicações orais, sendo muitas vezes confundido com diabetes tipo 2. No entanto, com a progressão da doença e deficiência cada vez maior de insulina, o tratamento eficaz vai necessariamente incluir as injeções de insulina. No estudo foi demonstrado um aumento de quatro vezes no risco em pessoas geneticamente suscetíveis à este tipo de diabetes quando consumiam uma dieta acima de 8g de sal diários (aproximadamente 3,15g de sódio).

Em relação à resistência insulínica e consumo de sal, os estudos ainda não concluíram por uma associação definitiva, porém vários estudos, já sugeriram anteriormente que uma dieta restrita em sódio pode melhorar a sensibilidade e insulina principalmente em pessoas obesas. No estudo apresentado no EASD, o risco de diabetes tipo 2 em dietas com alto teor de sódio foi 58% maior no grupo com maior consumo de sódio.

Como qualquer estudo baseado em questionários, há inúmeros vieses que deverão ser analisados e aguardamos a publicação do estudo para maiores conclusões sobre o assunto. Mas independente da nossa conclusão, as recomendações para controle do sódio alimentar permanecem, visto que há clara associação entre consumo excessivo e risco de hipertensão e doenças cardiovasculares.

Reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio como embutidos, enlatados, conservas, fast-food, alguns tipos de queijo, biscoitos salgadinhos, molhos como shoyu e teriyaki e principalmente retirar o saleiro da mesa parece ser uma boa idéia. Pense nisso. Viva melhor!

By | 2018-03-12T22:49:09+00:00 26 de setembro de 2017|Categories: Diabetes, Vida Saudável|1 Comment

Um Comentário

  1. Leonardo Eksterman Março 15, 2018 at 12:45 am - Reply

    tester

Deixe Seu Comentário