Hemoglobina glicada: Tudo que você precisa saber.

-, Generalidades Médicas-Hemoglobina glicada: Tudo que você precisa saber.

A hemoglobina é uma proteína contida dentro das células vermelhas do sangue e é responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Normalmente as células vermelhas circularão até 120 dias até sua morte quando serão recolhidas pelo baço e a hemoglobina será eliminada sob forma de bilirrubina pelo fígado.

A glicose se combina normalmente com diversas proteínas, entre elas a hemoglobina. Esta processo de ligação da glicose às proteínas chama-se glicação e é um dentre os vários mecanismos pelo qual, em pessoas com glicose elevada no sangue, passam ocorrer lesões de vasos sanguíneos, rins, olhos e nervos.

Como a vida média da hemoglobina é de cerca de 120 dias, ao medir o percentual de hemoglobina que está ligada à glicose, podemos estimar qual o nível médio que a glicose atingiu neste período, com maior influência das glicemias mais recentes.

Além do método tradicional das medidas da glicose em jejum e pós sobrecarga de dextrosol para diagnóstico de diabetes, a hemoglobina glicada, por suas características é uma ferramenta muito útil também para o diagnóstico. Consideramos que quando está abaixo de 5,7% não há evidencia de diabetes, entre 5,7 e 6,4% há elevado risco de desenvolvimento da doença e maior ou igual a 6,5% firma o diagnóstico. Lembrando que esta medida sempre deve ser confirmada uma segunda vez. Leia mais sobre o diagnóstico no artigo Tenho Diabetes?.

A hemoglobina glicada é um termômetro que pode medir se seu diabetes está bem controlado ou não. Além disso, o controle estrito dos níveis da hemoglobina glicada reduz o risco das complicações crônicas do diabetes. Por isso, acerte no alvo, mantenha sempre sua hemoglobina glicada abaixo de 7,0%.

Pense nisso. Viva melhor.

By | 2018-03-12T22:49:10+00:00 18 de dezembro de 2015|Categories: Diabetes, Generalidades Médicas|0 Comments

Deixe Seu Comentário